Seu Zeca comenta.: Bovespa ultrapassa os 71 mil pontos e bate sétimo recorde

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Bovespa ultrapassa os 71 mil pontos e bate sétimo recorde

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta nesta quinta-feira e bateu o sétimo recorde de pontuação desde 30 de abril, quando o Brasil recebeu título de grau de investimento. A Bolsa fechou pela primeira vez na história acima dos 71 mil pontos.

O Ibovespa, indicador de referência do mercado brasileiro de ações, subiu 2,09%, a 71.492,36 pontos. No mês, a Bolsa acumula alta de 5,34%, enquanto no ano o crescimento é de 11,91%.

O dólar comercial, por sua vez, fechou em queda de 0,48%, cotado a R$ 1,655 para venda, puxado pelo fluxo maior da moeda em posso do mercado.

Na Ásia e na Europa, os principais índices acionários fecharam no azul.

Os mercados norte-americanos fecharam o pregão desta quinta-feira com seus principais indicadores em alta, e com o mercado Nasdaq subindo 1,48%, impulsionado pelo avanço das ações de empresas como Yahoo!, Microsoft e CNET Networks.

Nos Estados Unidos, o presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano), Ben Bernanke, encorajou bancos a levantar mais capital e melhorar avaliação de riscos. O discurso da autoridade monetária era o evento mais aguardado do dia por investidores.

Desde o último trimestre do ano passado, as instituições financeiras atingidas pela crise de crédito já captaram US$ 200 bilhões.

Indicadores
A inflação no Brasil triplicou em maio pelo cálculo do IGP-10, espécie de prévia do IGP-M, índice usado para corrigir valor de aluguéis de imóveis. Os preços avançaram 1,52% na medição deste mês, depois de subirem 0,45% em abril.

Os dados de inflação são observados de perto por analistas que tentam prever os movimentos da taxa básica de juros, a Selic. Uma pesquisa da agência Reuters mostrou na quarta-feira (14) que de 15 instituições financeiras ouvidas, 12 esperam alta de 0,5 ponto percentual na taxa na reunião de junho; os outros 3 apostam em aumento de 0,75 ponto. Em abril havia 13 apostas de 0,5 ponto e duas de 0,25 ponto.

O comércio continua aquecido. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as vendas no varejo aumentaram 12% no primeiro trimestre deste ano, maior alta desde 2001.



COMENTÁRIO DO SEU ZECA:
"Má esse bando só saaaabe falar de dinheiro, parece bando de urubu!"

Nenhum comentário: